Sobre mim

Como tudo começou…

Desde a minha adolescência, eu já exercia a minha “profissão” e nem sabia. Nesta época, minhas amigas sempre me procuravam quando seus relacionamentos terminavam ou quando estavam angustiadas por outros motivos. Lembro-me claramente de um momento específico,  quando tinha cerca de 14 anos, uma amiga chegou em minha casa em prantos porque seu relacionamento havia chegado ao fim.

Naquele momento, minha primeira reação foi tentar acalmá-la, oferecendo um copo d’água. Em seguida, a conduzi gentilmente para o meu quarto, fechei a porta e fiquei lá, ouvindo atentamente enquanto ela expressava tudo o que estava sentindo

Após ouvi-la, lembro-me de ter buscado mostrar para a minha amiga as suas qualidades e a importância de se valorizar e acreditar mais em si mesma. Percebi que isso ajudava minha amiga a se acalmar e se sentir mais tranquila. Seu choro gradualmente cessava e dava lugar a um lindo sorriso. Isso me encantava.

Às vezes, minha mãe me perguntava: “O que você faz para suas amigas entrarem chorando no seu quarto e saírem sorrindo?” Eu respondia que apenas as ouvia. Ela então dizia: “Você parece uma psicóloga, minha filha.” E eu adorava ouvir quando ela me dizia isso.

Porque me tornei psicóloga…

Os momentos marcantes que vivenciei durante a minha adolescência despertaram em mim um profundo interesse pela psicologia e um forte desejo de ajudar as pessoas a lidarem com suas dificuldades emocionais.

Eu percebi que minhas amigas buscavam em  mim um espaço seguro onde pudessem ser ouvidas e compreendidas. Ao longo do tempo, fui percebendo que tinha facilidade em compreender as emoções das pessoas e em ouvi-las com empatia.

Acredito que algumas características da minha personalidade, como paciência, tranquilidade em situações difíceis, empatia e habilidades de escuta, contribuem para atuação efetiva como psicóloga. Dedico-me por horas aos problemas emocionais dos meus pacientes, deixando de lado minhas próprias questões, pois reconheço a importância de estar presente e oferecer suporte incondicional durante as sessões.

Eu me tornei psicóloga com o objetivo de ajudar as pessoas a desenvolverem mais autoconfiança, autoestima, reduzir a ansiedade em suas vidas e promover uma maior autovalorização pessoal. Ajudá-las a se tornarem pessoas mais seguras, capazes de reconhecer seu próprio valor e não aceitar menos do que merecem em seus relacionamentos e na vida. 

Hoje, através dos meus atendimentos, proporciono aos meus pacientes um ambiente terapêutico acolhedor, onde podem se abrir emocionalmente, para que possamos trabalhar juntos seu crescimento e bem-estar.

Sara Melo

Sara Ribeiro Melo
CRP: 05/48380
Atendimento on-line
E-mail: [email protected]